segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Você também pode fazer arte!

Neste blog, tentamos explorar um pouco mais do universo da arte nos focando principalmente no fauvismo. Expomos biografias e curiosidades sobre o período, explicamos conceitos e tentamos ser o mais claro possíveis. Agora propomos um exercício, algo que esperamos que seja relaxante e explore a criatividade de cada um. Espero que também o apreciem. E lembrem-se: você também pode fazer arte!

Pintando no estilo fauvista

Materiais:

  • Uma folha em branco. Pode ser sulfite, canson ou cartolina do tamanho e cor que você desejar.
  • Tinta de qualquer tipo ou marca. Recomendo a guache, que além de barata, não é tóxica e pode ser encontrada em qualquer lugar.
  • Um pincel
  • Criatividade e tempo livre



Procedimentos

  1. Encharcando o pincel de tinta, dê pinceladas no papel
  2. Uma boa pedida é começar fazendo experiências com as cores, assim como fazia Matisse em sua época. Vá colocando as cores lado a lado ou misturando-as e lembre-se de observá-las sobre diferentes tipos de luz. Mas siga as regras: sempre dê pinceladas vigorosas e caso obter alguma cor opaca largue. Lembre-se que o que você procura são as cores fortes e chamativas
  3. Quando conseguir descobrir suas cores perfeitas comece a usá-las. Distribua-as por outro papel com certa animação. Use bastante tinta e nunca misture a tinta com branco ou mesmo com água. Deste modo ela ficará mais viva e chamará mais atenção o que é o exatamente o efeito que você deseja. Também não pinte muitos detalhes e prefira deixar o preto para o final.
  4. Uma vez que tenha acabado sua obra prima espere que a tinta seque.
  5. Acrescente os últimos e menores detalhes. Você pode fazer isso ao mesmo tempo em que pinta, porém é melhor deixar para o final já que os detalhes não poderão ser feitos com pinceladas tão vigorosas. Espere que os detalhes sequem.
  6. Observe sua obra. Você gostou? Guarde-a como um souvenir sobre seus aprendizados ou melhor ainda: pendure-o na parede. Se estiver especialmente orgulhoso com o que pintou, poderá até mandar a este blog que publicaremos a sua obra. Caso você não tenha gostado, porém, tente de novo. Os materiais aqui expostos são extremamente baratos e caso você deseje pode adaptá-los. Por que não executar este exercício em uma folha de caderno em vez de uma cartolina? O importante é ser criativo e relaxar com este exercício.



Nenhum comentário: